Proj_arduino20192_turma1

Alunos apresentam projetos de Robótica e Automação

Alunos dos cursos de Eng. de Produção e Eng. de Transporte apresentam projetos de Robótica e Automação com Arduino

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2019, os alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Transporte, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Federal de Goiás (FCT/UFG), apresentaram projetos de Robótica e Automação com Arduino.

Ao todo, foram apresentados oito projetos, realizados por duas turmas da disciplina de Introdução à Computação e orientados pela Prof.ª Dr.ª Symone Gomes Soares Alcalá e pelo técnico em TI Antônio Rony Cavalcante Tonhá.

Os objetivos dos projetos são exercitar os conceitos de algoritmos e programação aprendidos no decorrer da disciplina, assim como, introduzir conceitos de robótica e automação utilizando a plataforma Arduino.

Projetos:

Ao todo foram apresentados oito projetos com Arduino.

• Projeto Braço Róbotico Identificador de Cores de Objetos

Desenvolvido pelo grupo dos alunos Clara Gouveia, Daniel Carvalho, Gabriel Kuramoto, Gabriel Silvestre, Julia Oliveira, Lucas Alvarenga e Luis Philip, o projeto consiste em um braço robótico capaz de identificador cores (vermelho, azul e verde) de objetos e alocá-los no recipiente correspondente a sua coloração.

Proj1_arduino20192

• Projeto de Detecção de Gases e Fumaça Utilizando Sensor de Gás MQ-2

Desenvolvido pelo grupo dos alunos Anna Maria, Débora Batista, Júlia Azevedo, Leticia Amaral, Mariana Soares, Sarah Giselle e Seir Vargas, o projeto consiste em detectar fumaça e gases inflamáveis (GLP, Butano, Propano, Metano, Álcool e Hidrogênio), e em seguida, emitir sinal sonoro e acender um LED vermelho simultaneamente.

Proj2_arduino20192

• Projeto Sensor de Temperatura com Display LCD

Desenvolvido pelo grupo dos alunos Alan Dias, Gabriel Bueno, Hian Igor, Railana Morais e Ramon Cesar, o projeto consiste em registrar a temperatura do ambiente, e em seguida, exibi-la em um display LCD.

Proj3_arduino20192

• Projeto Leitor de Temperatura e Luminosidade com Display LCD

Desenvolvido pelo grupo dos alunos Caio Oliveira, Carlos Victor, João Coelho, João Pedro, Matheus Almeida e Wagner Miguel, o projeto consiste em capturar a temperatura e a luminosidade do ambiente, e em seguida, exibi-las em um display LCD.

Proj4_arduino20192

• Projeto Braço Róbotico Controlado por Joysticks

Desenvolvido pelo grupo dos alunos Júlio César, Laura Luiza, Maristella Trindade e Vitoria Maria, o projeto consiste em um braço robótico controlado por joysticks capaz de capturar e mover objetos.

Proj5_arduino20192

• Projeto Cofre Controlado por Senha

Desenvolvido pelo grupo dos alunos Ana Vitória, Beatriz Alvez, Grazyelle Costa e Pedro Henrique, o projeto consiste em um cofre automatizado e controlado por senha, digitada por meio de um teclado matricial.

Proj6_arduino20192

• Projeto Gerador e Medidor de Ondas Aquáticas

Desenvolvido pelo grupo dos alunos Allan Kelton, André Ramos, Atyla Vilela, Leonardo Queiroz, Miguel Gomes e Sergio Murilo, o projeto desenvolveu um sistema com Arduino que simula os movimentos das ondas marítimas, por meio de um protótipo com pás geradoras de ondas aquáticas; e em seguida, mede a amplitude da onda utilizando sensor ultrassônico.

Proj7_arduino20192

• Projeto Leitor de Temperatura e Luminosidade

Desenvolvido pelo grupo dos alunos Donizette L., Guilherme S., Brunno Phelipe, João Claúdio e Gustavo de Almeida, o projeto consiste em capturar a temperatura e a umidade do ambiente, e em seguida, exibi-las em um display LCD.

Proj8_arduino20192

Fotos das Turmas: