Projetos de Extensão em Andamento

 

  • Formação Quanto às Exigências Sanitárias e de Gestão da Qualidade na Produção de Alimentos para Pequenos Produtores Rurais
    • Coordenador(a) Interno: Maico Roris Severino
    • Coordenador(a) Externo: Lidiane Teodoro Mendes
    • Data de Início: 01/05/2016
    • Data de Finalização: 31/08/2018
    • Grande Área: Engenharias
    • Área(s) Temática(s): Trabalho; Educação
    • Linha(s) de Extensão: Emprego e Renda; Desenvolvimento Rural e Questão Agrária; Educação Profissional
    • Equipe Executora/Docentes: Vanessa Gisele Pasqualotto Severino; Jupyracyara Jandyra de Carvalho Barros; Heber Martins de Paulo; Júlio Cesar Valandro Soares
    • Equipe Executora/Técnico-Administrativos: Klayton Marcelino de Paula
    • Equipe Executora/Alunos da UFG: João Batista de Lima Filho; João Gabriel da Silva; Arthur Daniel Candido Pinheiro; Juliana Pires Ferreira; Vitor Nicomendes de Paula
    • Resumo: O governo federal tem desenvolvido programas de incentivo à agricultura familiar (PAA e PNAE), que preveem a prioridade de compra pública de produtos de pequenos produtores locais. Verifica-se também, que os pequenos agricultores têm enfrentado desafios quanto aoatendimento das normas sanitárias vigentes e o padrão de qualidade exigidos na produção dealimentos. Assim, este projeto tem como objetivo qualificar produtores rurais locais quanto às exigências estabelecidas por meio de capacitações e adequação das infraestruturas, parageração de trabalho e renda destas famílias.

 

  • Pensando Ações de Paisagismo, Arborização e Ajardinamento do Novo Campus Aparecida de Goiânia da Universidade Federal de Goiás
    • Coordenador(a) Interno: Symone Gomes Soares Alcalá
    • Data de Início: 31/08/2017
    • Data de Finalização: 31/07/2019
    • Grande Área: Engenharias
    • Área(s) Temática(s): Tecnologia; Meio Ambiente
    • Linha(s) de Extensão: Desenvolvimento Regional
    • Equipe Executora/Docentes: Symone Gomes Soares Alcalá; Gradisca de Oliveira Werneck de Caspitrano; Alex Mota dos Santos; Jonas Bertholdi; Júlio César Valandro Soares; 
    • Equipe Executora/Técnico-Administrativos: Elizabeth Silva de Aguiar; José Maurício Pereira Gonçalves Ogata; Márcio Henrique Alves; 
    • Equipe Executora/Alunos da UFG: Amanda Medonça de Oliveira; Nayane Cristina de Oliveira; Andreza Caroline Andrade Ferreira; Antonio Carlos Hanig
    • Resumo: O novo Campus Aparecida de Goiânia (CAP) da Universidade Federal de Goiás (UFG), situado na região leste da cidade de Aparecida de Goiânia, deverá iniciar suas atividades em 2018. Por isso, faz-se necessário desenvolver ações de paisagismo, arborização e ajardinamento que explorem as potencialidades do CAP, tornando-o sustentável, favorecendo a vida coletiva e agradável para as comunidades acadêmica e local. Por isso, este projeto visa planejar, implementar e divulgar ações de paisagismo, arborização e ajardinamento no CAP, motivando as comunidades a participarem desse desafio.

 

  • Programa de Treinamento, Desenvolvimento e Ensino (PD&E) quanto as competências, habilidades e atitudes para operacionalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
    • Coordenador(a) Interno: Maico Roris Severino
    • Data de Início: 01/12/2020
    • Data de Finalização: 31/12/2021
    • Grande Área: Engenharias
    • Área(s) Temática(s): Educação; Trabalho
    • Linha(s) de Extensão: Educação Continuada; Gestão Pública; Segurança Alimentar e Nutricional
    • Equipe Executora/Docentes: MAICO RORIS SEVERINO
    • Equipe Executora/Técnico-Administrativos: 
    • Equipe Executora/Alunos da UFG: SARAH GISELLE MEDEIROS LIMA; IVAN RODRIGUES SILVA
    • Resumo: Em um contexto de redução nos indicadores de segurança alimentar, políticas públicas como o PNAE assumem
      papel ainda mais importante na busca do bem estar social. As políticas públicas devem trazer benefícios para a
      população, por meio da aplicação eficiente de recursos públicos, para obterem aprovação da sociedade. Em
      estudo publicado em 2018, foi constatado que Goiás e Distrito Federal figuram entre os estados com menor
      frequência na aquisição de alimentos da agricultura familiar. Dentre os limitadores, pode-se destacar a falta de
      habilidade e competência das pessoas e/ou entidades envolvidas em operar o PNAE. Assim, por meio deste
      projeto de extensão vislumbra-se no modelo de gestão de competências um meio de aprimorar a
      operacionalização do PNAE em Goiás, através do diagnóstico das capacidades organizacionais e humanas,
      programas de treinamento, desenvolvimento e ensino (TD&E) e acompanhamento. Assim espera-se que a partir
      do momento que os atores estejam aptos a operar o PNAE ocorra um impacto positivo na participação da
      agricultura familiar na alimentação escolar. Ademais, espera-se que o programa (na íntegra ou em partes) seja
      integrado na política pública do PNAE, para que potencialize os resultados desta política em termos de seu papel
      social.

 

  • Ética na pesquisa científica: Do papel do Comitê de Ética da UFG ao processo de submissão de projetos via Plataforma Brasil
    • Coordenador(a) Interno: Murilo Chaves Vilarinho
    • Data de Início: 19/09/2019
    • Data de Finalização: 27/09/2019
    • Grande Área: Engenharias
    • Área(s) Temática(s): Educação; Comunicação
    • Linha(s) de Extensão: Desenvolvimento Humano *
    • Equipe Executora/Docentes: MURILO CHAVES VILARINHO, GEIZA NUNES DE SOUZA MOZZER, JOÃO BATISTA DE SOUZA
    • Equipe Executora/Técnico-Administrativos: 
    • Equipe Executora/Alunos da UFG: SEIR DE MEDEIROS VARGAS
    • Resumo: A Palestra a ser realizada na FCT\UFG será proferida pela coordenadoria do CEP-UFG. A Temática da palestra versará sobre Ética na pesquisa científica, bem como cadastro dos projetos de pesquisa na plataforma Brasil- informações necessárias ao pesquisador.

 

  • CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA PARA JOVENS SECUNDARISTAS: UM PROJETO DE CAPACITAÇÃO IMPLEMENTADO NO COLÉGIO ESTADUAL IRMÃ ANGÉLICA
    • Coordenador(a) Interno: Murilo Chaves Vilarinho
    • Data de Início: 04/11/2019
    • Data de Finalização: 31/12/2020
    • Grande Área: Engenharias
    • Área(s) Temática(s): Educação; Tecnologia
    • Linha(s) de Extensão: Educação Profissional
    • Equipe Executora/Docentes: MURILO CHAVES VILARINHO
    • Equipe Executora/Técnico-Administrativos: LARA BATISTA FERREIRA PEREIRA, DIORGENES DOS SANTOS, DIEGO FRANCA MARTINS, NELSON DIAS DA COSTA JUNIOR, DENYS FERNANDES MESQUITA, ANTONIO RONY CAVALCANTE TONHA, VINICIUS DE FARIA PAULA
    • Equipe Executora/Alunos da UFG: SEIR DE MEDEIROS VARGAS, RAILANA MORAIS DA SILVA, BRENA CARVALHO DE SA, JULIA CAROLINA ROCHA AZEVEDO, JHENNYFFER COSTA SILVA, HIAN IGOR ROCHA DE OLIVEIRA, RAMON CESAR LIMA, SARAH GISELLE MEDEIROS LIMA, ANNA MARIA GUIMARÃES DE OLIVEIRA PEREIRA
    • Resumo: O Projeto de Capacitação, em linhas gerais, busca implementar, em sua fase inicial, curso de informática básica para alunos secundaristas do Colégio Estadual Irmã Angélica, a ser desenvolvido nas dependências da FCT, mais precisamente no laboratório de informática da 25/02/2021 Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas https://sigaa.sistemas.ufg.br/sigaa/extensao/Atividade/lista_minhas_atividades.jsf 2/3 unidade, tendo como período de duração meses de janeiro e de julho e frequência semanal de três vezes, sendo segunda, quarta e sexta.O Projeto de Capacitação, a priori, objetiva adentrar as portas de Colégios secundaristas de Aparecida de Goiânia, captando alunos que queiram aprimorar ou adquirir conhecimentos em Informática básica, assunto escolhido, num primeiro momento, para capacitação, pois os discentes, ao saírem do Ensino Médio, terão algum aprimoramento significante em seus currículos, e, a posteriori, intenta apresentar a UFG e seus cursos aos estudantes, como sendo o seu lugar no futuro pós-colegial, criando, portanto, uma cultura de proximidade e de conhecimento do significado da Universidade como um bem comum de usufruto da sociedade.

 

  • Transferência de conhecimentos e criação do Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica da UFG, como estratégias na implementação das Novas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Engenharia
    • Coordenador(a):  CACILDA DE JESUS RIBEIRO
    • Data de Início: 26/02/2020 
    • Data de Finalização: 20/02/2022 
    • Grande Área: Engenharias
    • Área/Especialidade: Engenharia Elétrica
    • Participantes/Servidores (UFG): Fernando Nunes Belchior, Sergio Granato De Araújo, Ana Cláudia Marques Do Valle, Josephy Dias Santos, Antônio Melo De Oliveira, Enes Gonçalves Marra, Gustavo Dias De Oliveira, Philippe Cesar Fernandes Teixeira, Lina Paola Garces Negrete
    • Participantes/Estudantes externos:  Jonas Augusto Kunzler, Aliucha Morais Barbalho, Victor Hugo Dos Santos Nery, Kevin Moura Brandão, Yuri Goncalves Lima, Vitor Silva Lino
    • Participantes/Externos:
    • Resumo: O desenvolvimento sustentável apresenta realidades desafiadoras e inovadoras, no mercado de trabalho, na globalização, e na área tecnológica, incluindo fontes de energia alternativas. Dessa forma, visando os benefícios de integração com a sociedade, este projeto de extensão tem como objetivo desenvolver: a) a transferência de conhecimentos por meio da capacitação de profissionais para o mercado de trabalho atual, em relação às novas tendências da área de sistemas de energia solar fotovoltaicos; b) as estratégias de implementação de alguns requisitos das novas diretrizes curriculares dos cursos de Engenharia; e c) ações de acordo com as expectativas de estudantes de graduação em relação à formação prática profissional. Sendo assim, serão realizadas parcerias com Instituições de Ensino e com Empresas da área de atuação em Sistemas Fotovoltaicos, para realização de eventos (gratuitos, e com pagamentos de inscrições de acordo com a Resolução da UFG), e para a criação e montagem de um Laboratório de Energia Solar Fotovoltaica para as comunidades interna e externa à UFG.