Projetos de Pesquisa em Andamento

  • Symone Gomes Soares Alcalá
  • Projeto de pesquisa: Proposta de Modelos para o Planejamento Inteligente da Manutenção 4.0 em Equipamentos Industriais
  • Período do projeto: 01/03/2021 a 29/02/2024
  • Resumo: A nova era industrial, conhecida como Indústria 4.0, tem possibilitado o surgimento de máquinas inteligentes que focam no desempenho em tempo real de maquinários industriais, como predição de falhas, detecção de problemas relacionados à qualidade e necessidade de condução de manutenção. Em especial, a manutenção preditiva auxilia a gestão dos ativos industriais, maximiza o tempo de uso e operação de equipamentos, reduz ações de manutenção e custos materiais e de mão de obra e, portanto, otimiza a vida útil e econômica dos equipamentos. Modelos de aprendizado de máquina, um campo da inteligência artificial, têm se tornado atrativos em aplicações de manutenção preditiva devido ao crescimento de dados disponíveis. Entretanto, a eficiência destas aplicações depende da escolha do modelo preditivo adequado, da coleta e do armazenamento dos dados para a modelagem, e do pré-processamento de dados. Além disso, a Manutenção 4.0 deve não ser capaz apenas de prever quando um equipamento irá falhar (quando algo irá acontecer?), mas também recomendar o melhor plano ou ações de manutenção para reduzir os custos e interrupções dos sistemas de produção (o que fazer quando uma falha ocorrer?). Sendo assim, utilizando conceitos da Manutenção 4.0, este projeto de pesquisa propõe investigar e desenvolver modelos computacionais inteligentes de manutenção preditiva e prescritiva para equipamentos industriais de modo a prever a ocorrência de falhas e recomendar as melhores ações de manutenção dinamicamente, reduzindo os custos e as paradas de manutenção, aumentando a eficiência e a vida útil de equipamentos e auxiliando gestores de manutenção. As abordagens desenvolvidas serão validadas utilizando estudos de caso industriais.

 

  • Projeto de pesquisa: Desenvolvimento de Tecnologias Computacionais Inteligentes para Apoiar Aplicações Industriais no Contexto da Indústria 4.0
  • Período do projeto: 01/03/2019 a 28/02/2022
  • Resumo: Inspirado nos conceitos da Indústria 4.0 e das tecnologias IoT, este projeto de pesquisa propõe investigar e desenvolver tecnologias computacionais inteligentes para apoiar aplicações industriais de modo a aumentar o ganho de produção e a qualidade de produtos e processos industriais. Sendo assim, este projeto propõe o desenvolvimento de uma plataforma genérica e integrada de baixo custo, em hardware e software, para a identificação de produtos defeituosos numa esteira transportadora, e também a coleta e a separação de produtos defeituosos e não defeituosos utilizando um braço robótico. Para tanto, este projeto envolve o desenvolvimento de: um sistema de visão capaz de adquirir imagens digitais de produtos numa esteira transportadora, e reconhecer defeitos nos produtos utilizando técnicas de aprendizado de máquina (por exemplo, Rede neural); e de um hardware de baixo custo composto por sensores de infravermelho para detecção de objetos, sistema por radiofrequência (RFID – Radio-Frequency IDentification) para o gerenciamento de produtos, câmera para a captura de imagens, microcontroladores de baixo custo, braço robótico para a coleta e a separação de produtos, módulo WiFi para comunicação sem fio entre a plataforma e outros dispositivos. A plataforma desenvolvida será testada e validada utilizando estudos de casos industriais reais.

 

  • Murilo Chaves Vilarinho
  • Projeto de pesquisa: Laboratório de Políticas Públicas - Profiap - Tribunal de Contas do Estado de Goiás
  • Período do projeto: 2022
  • Resumo: Realização de estudos sobre Administração Pública e Políticas Públicas.

 

  • Projeto de pesquisa: Homem do seu tempo e de seu país: Estudos de Sociologia da Literatura sobre o cotidiano oitocentista da servidão em Machado de Assis
  • Período do projeto: 2020 - Atual
  • Resumo: A Sociologia da Literatura é um dos vieses de pesquisa dos mais importantes para o cientista que investiga a representação social, empregando o texto literário como material empírico e qualitativo para análise. Em face disso, este projeto de pesquisa fará uso não só do aporte teórico da Sociologia da Literatura, mas também de outras áreas do conhecimento, por exemplo, História do Brasil e Pensamento Social Brasileiro, por meio de intelectuais que fizeram uma interpretação da brasilidade, com o fito de entender o cotidiano da servidão oitocentista. Enfim, por intermédio de pesquisa documental e bibliográfica, este projeto pautar-se-à pela literatura machadiana para compreender o cotidiano da servidão no Brasil do século XIX..

 

  • Projeto de pesquisa: REDES DE COOPERAÇÃO NO STRICTO SENSU: GESTÃO DA REDE PROFIAP
  • Período do projeto: 2020 - Atual
  • Resumo: A qualificação de talentos de alto nível em gestão se faz necessária para profissionalizar a administração pública nas três esferas de governo. A Rede PROFIAP tem como objetivo contribuir para aumentar a produtividade e a efetividade das organizações públicas, a partir da formação pós-graduada com abrangência nacional em nível stricto sensu, ofertada pelo Curso de Mestrado Profissional em Administração Pública ? PROFIAP, no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A implantação e acompanhamento desta rede exige desenvolvimento de recursos didáticos e gerenciais que permitam o ensino de Administração Pública em nível stricto sensu nos padrões exigidos pela CAPES e com a qualidade necessária que garanta a formação do gestor público competente para atuar nas organizações públicas em prol do desenvolvimento da sociedade e do país. Esta pesquisa objetiva desenvolver modelos e instrumentos acadêmico-administrativos para a oferta de programas stricto sensu em rede nacional na área de Administração Pública, com vistas a aprimorar a formação de gestores públicos e das redes de cooperação. Espera-se com a pesquisa contribuir para o desenvolvimento de programas stricto sensu em redes de cooperação para formação de gestores públicos.

 

  • Projeto de pesquisa: Engenharia de Produção: estudos sobre ética e desdobramentos na prática profissional
  • Período do projeto: 2018 - Atual
  • Resumo: O projeto de pesquisa visa compreender os meandros da ética na atuação do engenheiro de produção e na própria área de Engenharia de Produção. Além disso, investiga-se a ética no universo da produção industrial e seus desdobramentos. Um estudo sobre o contexto social, filosófico, técnico em que a atitude ética possa ser vislumbrada apresenta-se como um dos nortes contemplados pela proposta. Salienta-se que outras engenharias e áreas afins possam se beneficiar e oferecer aporte teórico para se compreender a ética em seus contextos de atuação..

 

  • Michael David de Souza Dutra
  • Projeto de pesquisa: Smart Grids Application: Smart Homes Coordination Through Mathematical Programming
  • Período do projeto: Atual
  • Resumo: The number of smart homes has increased considerably in recent years. In North America the number of smart homes was expected to reach 46.2M by 2020, corresponding to 35% of households. In Europe, 44.9M was expected by 2020, corresponding to 20% of households. Governments are supportive because smart homes allow investment in the grid infrastructure to be postponed. Moreover, if the local generation comes from renewables, the environmental impact of coal/oil-based generation is reduced.

    This trend is pushed by governments, as in Ontario, because it is expected that smart homes will increase the distributed generation with renewable production making a good impact to the environment. It also helps to postpone investments by enterprises and governments to increase the electricity power infrastructure. From the users perspective, this trend is explained by the advantages that could be explored with smart homes.

    In the residential sector, since an individual residence may have a low capability to contribute with a DR event, aggregators act as an intermediary agent between a group of residential users and the wholesale market. The coordination strategy is then made by the aggregator. The role of an aggregator is to coordinate consumers' electricity consumption, considering the system-wide objectives and, at least, four important aspects related to users: incentives, privacy, fairness, and no impact at comfort level or extra costs. Excessive incentives, in turn, may result in unacceptable financial losses for the aggregator. In addition, it is interesting for the aggregator to have as much as possible users under its coordination, which makes his market position representative for the utility. Thus, the mechanism to make the coordination should have scalability, i.e., the ability to consider a large number of users.

    Therefore, the main challenge is to devise a coordination scheme to coordinate the users consumption in such a way this coordination aligns the objectives of the aggregator with the objectives of the users.
  • Tiago dos Santos Almeida 
  • Projeto de pesquisa: Lean Manufacturing
  • Período do projeto: Atual
  • Resumo: A produção lean, originada através do Sistema de Produção Toyota, traz como recomendação a constante busca pela perfeição, por meio da contínua melhoria organizacional. A aplicação do lean nos processos produtivos é chamado de “enxuto” em função de utilizar quantidades menores de todos os elementos de produção em relação ao conceito de produção em massa. Consequentemente, o resultado deste esforço pela redução, traz uma série de benefícios nas movimentações de materiais, utilização de mão de obra e espaço físico dos processos, possibilitando maior assertividade nas etapas de produção, tempos de entregas e minimização dos custos operacionais. O objetivo geral deste projeto é desenvolver o conhecimento dos métodos e ferramentas da filosofia lean em empresas, com o propósito de eliminar os desperdícios, reduzindo os custos operacionais, tornando seus preços mais competitivos em seu mercado de atuação. Com a aplicação da metodologia lean, espera-se obter a redução dos desperdícios operacionais, tendo como resultado principal preços de vendas mais competitivos, aumentando assim os lucros da empresa estudada, e também para os seus clientes.

 

  • Nadya Regina Galo
  • Projeto de pesquisa: Novos resultados na tomada de decisão em grupo com base em diferentes representações de dados (hesitant fuzzy sets, intuitionistic fuzzy sets, 2-tuple)
  • Período do projeto:04/01/2021 a 31/07/2023
  • Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar o uso de modelos baseados na teoria dos conjuntos fuzzy e suas representações linguísticas (fuzzy 2-tuple, hesitant fuzzy sets, intuitionistic fuzzy sets), aplicados aos problemas da logística 4.0, para apoiar o processo de tomada de decisão. Para tanto, serão analisadas e desenvolvidas possíveis aplicações que poderiam colaborar com diversos problemas associados aos temas mencionados. Como resultado, espera-se obter proposições de modelos multicritério que colaborem com os processos de tomada de decisão da logística dentro da quarta revolução industrial.

 

  • Projeto de pesquisa: “Estudo das perdas nos processos de transporte e armazenagem de granéis sólidos agrícolas”
  • Período do projeto: 06/01/2020 a 03/03/2023
  • Resumo: Esta pesquisa buscará fornecer um relato crítico e analítico sobre as perdas de granéis sólidos agrícolas nas atividades logísticas de transporte e armazenagem, desde a etapa subsequente à colheita até a entrega no destino final, dentro do território nacional e antes do processamento ou consumo. Ela analisará os desafios na classificação, quantificação e caracterização das perdas, discutirá as oportunidades e obstáculos à sua mitigação e, com exemplos de boas práticas, derivará uma estrutura para gerenciar as perdas de grãos agrícolas no transporte e na armazenagem. Buscar-se-á determinantes de mitigação eficazes, desde a ampliação da capacidade de armazenagem, na produção; passando pela melhoria das condições rodoviárias; até, a incorporação das perdas na gestão logística das empresas agrícolas. A viabilidade da adoção das recomendações por gerentes, de todo o setor, será discutida.

 

  • Maico Roris Severino
  • Projeto de pesquisa: ContaminatEd land Remediation through Energy crops for Soil improvement to liquid biofuel Strategies (CERESiS)
  • Período do projeto: 01/11/2020 à 30/04/2024
  • Resumo: Biofuels are one of few options for decarbonizing transport in the short to medium term. However, they are often criticised for indirect land use change (ILUC), which is critical due to lack of high quality agricultural land and increasing world population. At the same time, significant contaminated land areas remain unused. CERESiS aims to provide a win-win sustainable solution to both issues by facilitating land decontamination through phytoremediation, growing energy crops to produce clean biofuels. In the longer term, this will increase the land available for agriculture, while producing non-ILUC biofuel. The project is based on three pillars. The phytoremediation pillar will identify a range of promising energy crops, focusing on key contaminants worldwide. They will be trialed in North, South, Eastern Europe and Brazil, with samples characterised and converted to biofuels. The technological pillar will optimize two clean biofuel conversion technologies, Supercritical Water Gasification & Fast Pyrolysis integrated with novel contaminant separation technologies, focusing on eliminating, stabilising or retrieving the contaminants in an easy to manage form. The Decision Support pillar will develop an open access, modular and expandable Decision Support System able to identify optimal solutions for each application. It will incorporate land, phytoremediation, technological, economic, environmental parameters providing critical information to stakeholders & policy makers on the suitability of combinations of phytoremediation strategies and conversion technologies for particular sites, contaminants, environmental restrictions etc. It will include Techno-economic analysis of pathways, LCA & LCC, supply chain optimization, and performance assessment against SDG goals. Partners from five EU countries, Ukraine, Brazil and Canada representing the entire value chain collaborate for the development and assessment of the integrated pathways.
  • Projeto de pesquisa: A SYSTEMS APPROACH TO ENGINEERING EDUCATION
  • Período do projeto: 2020 - Atual
  • Resumo: This project has as propose recognition and incorporation of the pervasive systems thinking foundations in the life cycle management of an engineering teaching capability. A preliminary curricular design was generated aiming the structuring of the whole academic course, adopting active methodologies around a central axis of integrated and applied engineering, and guided by reference problems that necessarily require real world structural intervention to be solved. That is, a central axis of efforts directed towards conducting cycles of intervention in the real world and guided by a simple directive: that which theory and practice must be dealt with in a joint and inseparable manner throughout the entire engineering course. As this is conducted in a controlled manner, an environment for incorporating information feedback from the real world is created and becomes the norm, not the exception, serving as reference for hypothesis acceptance or rejection and subsequent mental model evolution. At the end of 2026, UFG celebrated an achievement that consolidated it in a prominent international position, as evidenced by the students demand from a lot of countries and regions in Brazil. This year, the first group of engineers graduated in the metropolitan region of Goiânia-GO trained in an original and innovative environment based on a rigorous systemic perspective and oriented to the consideration of complete problems and complete solutions at the level of total enterprise..

 

  • Diogo de Souza Rabelo
  • Projeto de pesquisa: Desenvolvimento de sistemas de monitoramento de integridade estrutural via transdutores piezelétricos
  • Período do projeto: 
  • Resumo: Este projeto se dedica ao monitoramento de integridade estrutural, em inglês (Structural Health Monitoring SHM). Sistemas SHM são altamente desejáveis porque eles permitem a identificação de uma falha estrutural em seu estágio inicial (incipiente), tornando assim o sistema mais seguro e também reduzindo custos de manutenção. Neste trabalho, o grupo irá focar no desenvolvimento de sistemas SHM baseados em impedância eletromecânica. Esta técnica requer o uso de sensores/atuadores de pastilha de cerâmicas de Titanato Zirconato de Chumbo (PZT). No trabalho serão desenvolvidos algoritmos de processamento de sinais que têm como objetivos: a compensação do efeito de variação da temperatura nos sinais de impedância, a implementação de um modelo estatístico para determinação de um limiar de discriminação e estudo de casos de detecção de dano em estruturas complexas envolvendo rebites, bem como análise da detectabilidade de danos incipientes causados por corrosão em elementos metálicos, bem como em materiais compósitos. Espera-se como resultado deste projeto, primeiramente o desenvolvimento de práticas e consolidação do conhecimento em estruturas inteligentes para monitoramento de integridade estrutural no âmbito da Universidade Federal de Goiás Campus Aparecida de Goiânia.
  • Projeto de pesquisa: Automação e IOT utilizando Arduino para controle e monitoramento de temperatura e umidade da sala de um Tomógrafo do Hospital das Clínicas da UFG
  • Período do projeto: 2019 - Atual
  • Resumo: Este projeto consiste no estudo e desenvolvimento de um sistema automatizado para monitoramento de variáveis críticas em um sistema de climatização de uma sala do Tomógrafo do Hospital de Clínicas. Para isso, será desenvolvido um sistema de medição incluindo hardware, software e firmware, envolvendo técnicas de instrumentação, automação e controle para controlar a temperatura e umidade, de modo a garantir as condições ambientais ideias de operação do equipamento hospitalar..

 

  • Cynara Mendonça Moreira Tinoco
  • Projeto de pesquisa: Melhoria de processos: um estudo no Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada
  • Período do projeto: 01/11/2019  à 31/08/2022
  • Resumo: O Tribunal de Contas da União (TCU) verificou em 2014 que em 80% dos hospitais fiscalizados, faltam médicos e enfermeiros e quase a metade desses hospitais tem leitos fechados, exatamente pela falta de profissionais. Os técnicos visitaram 116 hospitais e prontos-socorros do país, sendo que 64% estão sempre superlotados e os outros 36% também passam por essa situação, mas com menos frequência. De acordo com Hominiss Consulting muito dos
    problemas maiores encontrados nos hospitais são decorrentes de fluxo de caixa deficitário, baixa satisfação dos pacientes, capacidade de atendimento abaixo da demanda, dificuldade de gerenciar o desempenho dos setores, falta e sobra de medicamentos, dificuldade de priorizar iniciativas e ações,
    elevados tempos de atendimento aos pacientes e dificuldade de acompanhar a performance dos processos em tempo real. De acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE (2009), do total de 3011 estabelecimentos de saúde de Goiás, cerca de 1577 são públicos (Federal, Estadual e Municipal), sendo que 568 atendimentos na rede privada foram realizados via convênio junto ao SUS. Nesse formato o projeto tem como objetivo a implantação do Lean Healthcare no Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (HUAPA) em busca de melhoria de processos e indicadores de desempenho. Entre seus objetivos específico pode-se citar: mapear processos internos, identificar KPIs e como gerenciálos, promover melhorias quanto a processos internos e Segurança e Saúde do Trabalho.

 

  • Projeto de pesquisa: LEAN HEALTHCARE PARA SAÚDE 4.0
  • Período do projeto: 2022 - Atual
  • Resumo: Contexto: Existem vários estudos com o objetivo de propor melhorias na gestão dos hospitais, entretanto, a problemática é discutida no âmbito da gestão hospitalar sem considerar a segurança do paciente. Nesse sentido, esse projeto tem o propósito de pesquisar a interação entre implantação de Lean Healthcare e a Saúde 4.0 na gestão do hospital de modo a gerar melhorias na operação do hospital considerando a segurança do paciente. Entendendo via ferramentas de qualidade em que nível o hospital está frente a Saúde 4.0 e o que a implantação do Lean Healthcare pode contribuir para a direção desse conceito Objetivo: A partir de dados provindos de pesquisa empírica, e da literatura, o projeto desenvolverá uma metodologia para a implantação de prontuário eletrônico que se adapte a determinadas realidades locais com o objetivo de atingir o conceito de Saúde 4.0, com consequente melhoria na gestão hospitalar. Métodos: A execução do projeto será baseada em revisão bibliográfica do estado da arte, e aplicada a ferramenta Lean Six Sigma para que seja desenvolvida metodologia de implantação de Lean Healthcare complementado pelo conceito da Saúde 4.0. Limitações: Necessidades de adaptações à cultura empresarial local e ao tipo de gestão hospitalar. Originalidade: O estudo pretende ser original quanto a identificação e o mapeamento de lacunas na implantação de Lean Healthcare, bem como a observação de outras metodologias encontradas na literatura referente a operação hospitalar, considerando as áreas de suporte e subcampos hospitalares, e a aplicação da ferramenta Six Sigma. Esses fatores têm como objetivo gerar sustentabilidade do projeto nos locais a serem implementados. Em relação ao conceito de Saúde 4.0 serão considerados as abordagens de Inteligência Emocional para conscientização das equipes de trabalho. Resultados esperados: Pretende-se com esse projeto desenvolver uma metodologia para implantação de prontuário eletrônico com procedimentos padronizados que considerem a segurança do paciente e a gestão de tratamentos, incluindo desafios como gerenciamento de dados e segurança de informações sensíveis do paciente contidas no prontuário..

 

  • Projeto de pesquisa: Desenvolvimento de novas metodologias de ensino e de trabalho via PPP
  • Período do projeto: 2021 - Atual
  • Resumo: O projeto tem como um de seus eixos realizar a implantação de um laboratório de Ergonomia e Automação via recursos captados pela parceria. O recursose apresenta como trunfo frente à nova estrutura do campus, e para a instituição atrair e reter alunos através de maior volume de práticas emlaboratórios. As práticas desenvolvidas durante o processo de graduação permite tanto a aplicação das metodologias aprendidas no desenvolvimento dagraduação como na geração de inovações produzindo retorno a Empresa que investe no laboratório e em alunos como pela Instituição de Ensino viamelhores estudantes e também a evolução de seu parque tecnológico. Retorno esse que se apresenta nos eixos do projeto e em sua duração, comatividades que buscam atingir a diretrizes da nova DCN em Engenharia. Na contrapartida junto a empresa, o projeto busca gerar mudanças nosprocedimentos de trabalho e inovações em produtos. Na metodologia de implantação do projeto, toma-se como base as metodologias e ferramentasdesenvolvidas pela Engenharia de Produção a serem aplicadas no laboratório da FCT em conjunto com práticas desenvolvidas na empresa de parceria, emprol de gerar melhorias de qualidade em serviços e produtos bem como quanto a Segurança e Saúde no Trabalho..

 

  • Projeto de pesquisa: Melhoria de processos: um estudo no Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada
  • Período do projeto: 2019 - Atual
  • Resumo: O projeto tem como objetivo a implantação do Lean Healthcare no Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (HUAPA) em busca de melhoria de processos e indicadores de desempenho. Entre seus objetivos específico pode-se citar: mapear processos internos, identificar KPIs e como gerenciálos, promover melhorias quanto a processos internos e Segurança e Saúde do Trabalho..

 

  • Fernando Nunes Belchior
  • Projeto de pesquisa: Estudos relativos às fontes renováveis de energia elétrica
  • Período do projeto: 01/12/2020 à 30/11/2030
  • Resumo: O desenvolvimento sustentável apresenta realidades desafiadoras e inovadoras, no mercado de trabalho, na globalização, e na área tecnológica, incluindo as fontes renováveis de energia. Estas fontes estão cada vez mais sendo utilizadas como geração distribuída no Brasil. Este projeto de pesquisa busca avaliar os impactos da inserção da geração de energia por fontes renováveis no sistema elétrico, analisando micro e minigeração distribuída e de grandes usinas. Esta análise abordará possíveis sistemas de armazenamento de energia (baterias e outras tecnologias), os desempenhos das usinas (GD e centrais) e também avaliações econômicas dos sistemas. Para tanto, pretende-se fazer estudos computacionais destas fontes renováveis, utilizando softwares (livre, preferencialmente), para dimensionamento e impactos destas fontes no sistema elétrico, bem como nas análises de desempenho dos sistemas envolvidos e nas avaliações técnica-econômica dos mesmos. Ademais, ensaios experimentais e em campo serão analisados na UFG, IFTM e IFG e, quando possível, em locais predefinidos. Por fim, pretende-se observar, em campo, sistemas de geração renováveis conectados à rede elétrica das Instituições de Ensino e outros sistemas conectados e não conectados à rede elétrica de concessionárias, analisando diversas grandezas envolvidas na geração de energia elétrica, comparando as produtividades dos sistemas avaliados, as análises econômicas envolvidas, bem como os impactos na qualidade da energia elétrica.
  • Projeto de pesquisa: Manutenção preditiva e otimização de processos
  • Período do projeto: 01/11/2020 à 01/11/2030
  • Resumo: A economia globalizada provocou um acréscimo na demanda por produtos e sistemas de melhor desempenho a custos competitivos. Simultaneamente, surgiu a necessidade de redução na probabilidade de falhas em produtos, sejam elas falhas que simplesmente aumentam os custos relacionados aos produtos ou falhas que possam provocar riscos à segurança pública. Buscar maneiras de prognosticar o tempo de vida útil dos equipamentos e em quais condições eles precisam operar para que esse tempo seja mais bem aproveitado, é indispensável, garantindo, assim, a disponibilidade e confiabilidade da planta industrial. Este projeto de pesquisa buscará desenvolver um sistema de sensoriamento e coleta de dados das condições de operação de uma planta industrial, na plataforma Arduino, usando o conceito IoT. Para tanto, será criado um modelo que baseado nesses dados possa predizer uma falha potencial, de forma a prevenir ou amenizar suas consequências, viabilizando a implantação de uma estratégia de manutenção pautada na condição do equipamento.
  • Projeto de pesquisa: Gerenciamento de Energia Elétrica e Eficiência Energética
  • Período do projeto: 01/11/2020 à 01/11/2030
  • Resumo: A evolução do consumo de energia elétrica, as dificuldades crescentes para atender à demanda, o elevado custo das alternativas de suprimento, o impacto de novas plantas geradoras ao meio ambiente e a necessidade de as empresas inserirem-se em um mundo globalizado e competitivo, requerem uso otimizado dos recursos. Muitas empresas, principalmente as pequenas e médias, têm dificuldade em conceber a gestão energética como uma prática gerencial com caráter decisivo para as diretrizes do planejamento estratégico. Os problemas enfrentados pelo sistema elétrico brasileiro podem ser minimizados por meio do uso eficiente dos recursos energéticos disponíveis. As universidades devem contribuir significativamente para esse objetivo, tanto com o ensino, quanto com medidas que permitam o uso eficiente de energia em suas próprias instalações e em residências, comércios e indústrias por elas orientadas. Iniciou-se uma maior atenção com a relação entre à energia consumida e o produto final, desta forma reforça-se a necessidade de um modelo de gestão energética para este setor, que vise o acompanhamento da utilização da energia de forma racional e eficiente. Outro aspecto se relaciona com a eficiência energética do processo como um todo e também do produto final. Este projeto de pesquisa visa apresentar medidas de baixo custo associadas à gestão energética das instalações elétricas, quantificando o seu benefício econômico.

 

  • Camila Fabricio Poltronieri
  • Projeto de pesquisa: Sistemas de Gestão, Integração e impacto da Agenda ESG nas organizações
  • Período do projeto: 2022 - Atual
  • Resumo: O interesse das organizações pela sustentabilidade tem aumentado ao longo dos anos, fato evidenciado pela adoção de práticas de ESG (Environment-Social-Governance), o que as têm levado a repensar seus produtos, processos e a forma de interagir com os stakeholders. Pesquisas apontam que os sistemas de gestão contribuem para o desenvolvimento sustentável, tanto que a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT possui uma coletânea de normas intitulada Gestão para Suporte a Sustentabilidade. Apesar dos temas sistemas de gestão e ESG estarem atrelados à sustentabilidade, observa-se a ausência de estudos que os correlacionem. Por exemplo, no único artigo encontrado sobre o assunto, Chams et al. (2021) afirmam que empresas certificadas pela norma ISO 9001 diminuem a necessidade do capital financeiro como forma de melhorar suas pontuações em ESG. Além disso, considera-se oportuno compreender se há algum tipo de cultura organizacional que dê maior suporte a esta interface. Portanto, busca-se saber: quais são os requisitos e as respectivas normas de sistemas de gestão que mais impactam no atendimento da agenda ESG pelas organizações? Para isso, pretende-se selecionar as normas com base em parâmetros criados pela equipe da pesquisa, extrair os requisitos nelas contidos, e confrontá-los com os critérios do ESG; em seguida, uma survey deve ser realizada com empresas para se levantar quais destes requisitos são mais utilizados por elas, quais elas consideram importantes mesmo que não os utilizem, bem como o tipo de cultura organizacional predominante nestas empresas. Os respondentes desta survey (empresas) serão selecionados por meio do ISE B3 (Bovespa) e similares. Desta forma, a principal contribuição desta pesquisa ao realizar a correlação proposta é evidenciar como as estruturas organizadas pela implementação e manutenção de Sistemas de Gestão facilitam o atendimento das demandas do ESG, otimizando os recursos empregados e agregando credibilidade ao processo..

 

  • Julio Cesar Valandro Soares 
  • Projeto de pesquisa: Inova Aparecida: O papel da UFG no estímulo ao empreendedorismo e inovação em Aparecida de Goiânia - GO
  • Período do projeto: 2018 - Atual
  • Resumo: Compreendendo a importância da inovação, como forma de geração de riqueza e desenvolvimento regional, este projeto visa fomentar a cultura do empreendedorismo e da inovação no Município de Aparecida de Goiânia e viabilizar o apoio ao Programa de Incubação de Empresas do Município de Aparecida de Goiânia (Incubadora 3D), alicerçando-se em aspectos como formação de pessoas, desenvolvimento de estrutura necessária e articulação entre os atores locais..

 

  • Marcelo Nunes Fonseca 
  • Projeto de pesquisa:Análise Financeira de Projetos de Geração Distribuída de Energia Conectados à Rede
  • Período do projeto: 2019 - Atual
  • Resumo: As fontes tradicionais de energia, como carvão, petróleo e gás natural são as principais contribuintes para a poluição ambiental e o aquecimento global. Acredita-se que, dentro dos próximos 100 anos, o clima da Terra vai passar por uma mudança notável por causa da emissão de gases de efeito estufa e aerossóis. Com a crescente preocupação ambiental, o uso de fontes de energias renováveis, principalmente eólica e solar, têm se apresentado como uma importante alternativa para geração de energia nos últimos anos. Considerando todas as novas formas de geração de energia elétrica, o uso da energia solar tem se apresentado gradualmente como uma importante alternativa, por ser economicamente viável e ambientalmente aceita. O Brasil é um país amplamente favorecido com elevados índices de irradiação solar durante todo o ano, o que sugere que a utilização de energia solar deve possuir grande tendência de desenvolvimento na matriz energética nacional nos próximos anos. Como forma de incentivo no país, a edição da Resolução Normativa (REN) 482/2012, mais tarde aprimorada e atualizada pela REN 687/2015, foi elaborada com o intuito de permitir ao proprietário de uma fonte geradora de energia renovável injetar energia na rede elétrica, recebendo créditos (em kWh) em sua conta de luz. No entanto, apesar do ambiente favorável para instalação de sistemas fotovoltaicos, é imprescindível a realização de estudos econômicos a respeito de tais empreendimentos com vistas a reduzir os riscos associados ao investimento e, desta forma, aumentar a perspectiva de viabilidade financeira da inserção desta tecnologia nos países, tal como o Brasil. O Objetivo da proposta consiste em analisar as diversas formas de geração distribuída, assim como as possíveis formas de contrato disponível com o intuito de reduzir os riscos inerentes a esse tipo de projeto. Para tanto, a metodologia pretendida consiste na modelagem por meio de ferramentas matemáticas para descrever o funcionamento do sistema.

 

  • Projeto de pesquisa: Configuração de projetos híbridos isolados de geração de energia
  • Período do projeto: 2017 - Atual
  • Resumo: Com a crescente preocupação ambiental, o uso de fontes de energias renováveis, principalmente eólica e solar, têm se apresentado como uma importante alternativa para geração de energia nos últimos anos. No entanto, em função da intermitência da eletricidade gerada a partir desses sistemas, estes, sem o auxilio de sistemas de armazenamento de energia, provavelmente, não irão substituir um conjunto gerador diesel em locais isolados de forma definitiva. Em vez disso, esses sistemas terão que operar em paralelo com motores diesel e potencialmente com outras tecnologias que tenham a capacidade de armazenar energia elétrica, formando os chamados sistemas híbridos. Contudo, encontrar a configuração ideal para instalação de sistemas híbridos não é tarefa simples. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho consiste no desenvolvimento de um método estruturado para seleção de configurações ótimas de tecnologias renováveis e convencionais de geração de energia em sistemas híbridos isolados baseado em otimização multiobjetivo. Para tanto, a metodologia proposta consiste na utilização de modelos matemáticos, tais como técnicas de otimização e de análise econômica de investimentos. Dessa maneira, no caso prático pretende-se otimizar a configuração de um sistema híbrido, ajustando adequadamente as variáveis de decisão (sistemas de energia renovável e energia convencional), de forma que este ajuste possibilite os melhores resultados de acordo com os objetivos selecionados. Além disso, pretende-se comparar os diversos resultados em regiões de países distintos..

 

  • Projeto de pesquisa: CO-GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DO TRATAMENTO TÉRMICO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS
  • Período do projeto: 2017 - Atual
  • Resumo: O presente projeto visa o desenvolvimento de um sistema produto-serviço (PSS) orientado aos resultados, isto é, tem-se a oferta de um serviço personalizado onde a posse do produto é da empresa e o consumidor paga apenas pelos resultados, sem o envolvimento de qualquer produto físico. O equipamento proposto será integrado na operação da Ecopetro Soluções Ambientais. A empresa já possui todo o licenciamento exigido para tratamento de resíduos e pretende, através do desenvolvimento desta inovação, se manter como uma empresa ambientalmente correta..

 

  • Projeto de pesquisa: REDUÇÃO DE CUSTOS ATRAVÉS DO GERENCIAMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
  • Período do projeto: 2016 - Atual
  • Resumo: A evolução do consumo de energia elétrica, as dificuldades crescentes para atender à demanda, o elevado custo das alternativas de suprimento, o impacto de novas plantas geradoras ao meio ambiente e a necessidade de as empresas inserirem-se em um mundo globalizado e competitivo, requerem uso otimizado dos recursos. Muitas empresas, principalmente as pequenas e médias, têm dificuldade em conceber a gestão energética como uma prática gerencial com caráter decisivo para as diretrizes do planejamento estratégico. Os problemas enfrentados pelo sistema elétrico brasileiro podem ser minimizados por meio do uso eficiente dos recursos energéticos disponíveis. As universidades devem contribuir significativamente para esse objetivo, tanto com o ensino, quanto com medidas que permitam o uso eficiente de energia em suas próprias instalações e em indústrias por elas orientadas. Iniciou-se uma maior atenção com a relação entre à energia consumida e o produto final, desta forma reforça-se a necessidade de um modelo de gestão energética para este setor, que vise o acompanhamento da utilização da energia de forma racional e eficiente. Este projeto de pesquisa visa apresentar medidas de baixo custo, geralmente desconhecidas, na gestão energética da UFG, campus Aparecida de Goiânia, quantificando o seu benefício econômico. A metodologia é baseada na minimização do faturamento de energia elétrica, sendo cada medida a ser adotada responsável por reduzir uma parcela deste..

 

  • Roberto da Piedade Francisco 
  • Projeto de pesquisa: IND4FIBRE - Plataforma Experimental de Testes de Alarmes no âmbito da Indústria 4.0
  • Período do projeto: 2019 - Atual
  • Resumo: O Projeto IND4FIBRE é um testbed para integrar ambientes de experimentação de sistemas cyber-físicos, em desenvolvimento para simulação de plantas industriais que estejam conectadas por uma infraestrutura de dados (IoT e WLAN), que possibilite um usuário selecionar, configurar e operar remotamente um conjunto de equipamentos e sensores disponibilizados em diferentes laboratórios..

 

  • Solón Bevilacqua 
  • Projeto de pesquisa: Economia Compartilhada: aspectos determinantes e percepção de riscos
  • Período do projeto: 2019 - Atual
  • Resumo: A economia colaborativa ou compartilhada reúne um amplo sistema de trocas, empréstimos, aluguel e consumo compartilhado, representados por modelos de negócios diversos como compartilhamento de automóveis, jardins, bibliotecas, brinquedos, tais como, Uber, WillGo, Cabify, Lyft, Local Motion, Zimride, Spride, Getaround, Sidecar, entre outros. Este cenário simplificado tornou-se complexo frente aos desafios contemporâneos, pois direciona atenção para fatores como austeridade, consumismo, desperdício, poluição, relações trabalhistas e consumismo, além de aplicativos inserido no contexto das redes sociais. A partir dessa ótica, nosso estudo objetiva identificar os atributos e riscos relacionados às economia solidária e compartilhada no estado de Goiás. Investigar-se-á a economia solidária e compartilhada, sob o foco de compartilhamento de veículos, imóveis, caronas e outros aspectos, a partir de experimentos e amostra não pareada. A técnica de análise de dados prevê análise de discurso e técnicas paramétricas e não paramétricas para a fase de experimentação. A contribuição do estudo reside na questão de essa ideia de solidariedade e compartilhamento nas trocas de consumo, devem receber incremento, em virtude de aspectos de sustentabilidade..

 

  • Projeto de pesquisa: Desenvolvimento de Robô de Reconhecimento e Explosive Ordnance Disposal
  • Período do projeto: 2019 - Atual
  • Resumo: Desenvolver um robô para exploração de ambientes urbanos e descarte de explosivos. A versão inicial (1.0) contempla as seguintes funções: sistema de tração; sistema de câmeras para cobertura 360º; iluminação, microfone; chassi a prova de choque (impacto); baterias; sistema de comunicação com o operador (wifi/RF) e ser modular para receber ferramentas adicionais (canhão disruptor, garra, tesoura, entre outras)..