O Curso de Engenharia de Produção

Turno: integral. | Duração: dez semestres. | Vagas: 40. | Campus: Aparecida de Goiânia | Ingresso: 1º semestre.

Sobre o curso de Engenharia de Produção

Um curso de Engenharia de Produção pode ter ênfase em outras engenharias ou em outras áreas ou ser pleno, como é o caso do curso de Engenharia de Produção da UFG, Regional Goiânia, Campus Aparecida de Goiânia.

O curso de Engenharia de Produção é oferecido na modalidade de Bacharelado e deve ser cursado em período integral na modalidade presencial.

O ingresso no curso se dá uma vez ao ano, em turmas de 40 alunos, respeitando as políticas de seleção e de acesso ao ensino superior praticadas na Universidade.

A carga horária total do curso é de 3.960 horas e sua duração total é de 10 semestres. A formação técnica do engenheiro de produção é composta por uma base caracterizada por disciplinas científicas e conteúdos tecnológicos específicos, relacionados à formação do engenheiro de produção.

As disciplinas de base científica são organizadas de forma a abranger o conhecimento das matérias nas áreas: matemática, estatística, física, química, mecânica e resistência dos materiais, informática, desenho, ciência dos materiais, fenômenos de transporte e economia.

As disciplinas de base tecnológica estão relacionadas ao estudo de matérias relativas à formação profissional em sistemas de produção, engenharia do trabalho, pesquisa operacional, processos de fabricação, qualidade, logística, engenharia econômica, engenharia do produto, planejamento e controle da produção, gestão estratégica e engenharia da sustentabilidade.

Profissão

A construção de uma sólida formação técnico-científica concede ao engenheiro de produção egresso da UFG uma visão sistêmica e crítica que, combinada com a habilidade de levantar, organizar e analisar informação tecnológica, mercadológica, econômico-financeira e gerencial, capacita-o para a identificação e resolução de problemas relacionados aos sistemas produtivos de bens e serviços; assim como para projetar, planejar e desenvolver novos produtos e serviços, novos sistemas de produção, trabalho e gerenciamento.

As competências requeridas ao engenheiro de produção egresso da UFG são:

• Utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões.
  • Conceber, projetar, implementar, analisar e otimizar sistemas e processos produtivos, produtos.
  • Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados.
  • Planejar, supervisionar, elaborar, coordenar e controlar sistemas e processos produtivos.
  • Supervisionar a operações produtivas bem como as manutenções destes sistemas.
  • Avaliar sistemas e processos produtivos.
  • Avaliar o impacto das atividades da engenharia de produção no contexto social e ambiental.
  • Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia, dimensionando e integrando recursos a fim de produzir com eficiência ao menor custo.
  • Coordenar cadeias de suprimentos.
  • Projetar e conduzir o uso de recursos materiais e energéticos.
  • Selecionar tecnologias.
  • Prever a evolução dos cenários produtivos.

Consulte as áreas e subáreas do curso de Engenharia de Produção, clicando aqui.

Para saber mais sobre o curso de Engenharia de Produção, clique aqui.

O que é o curso, clique aqui.